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Assistente virtual de cruzeiros utiliza inteligência artificial

ZOE é a primeira assistente pessoal virtual de cruzeiros do mundo, desenvolvida para enriquecer a experiência do hóspede durante a viagem. Trata-se de uma inteligência artificial ativada por voz que fala sete idiomas por meio de um dispositivo que pode ser encontrado em todas as cabines.

Capaz de responder a centenas de perguntas sobre o cruzeiro, ela pode fornecer informações sobre serviços a bordo, orientações, sugestões ou ajudar a reservar um serviço. O recurso avançado de reconhecimento de voz torna a utilização fácil para todos controlarem e acessarem todas as informações, usando apenas comandos de voz. Basta o hóspede dizer “OK ZOE”.

A novidade foi criada pela MSC Cruzeiros em parceria com a HARMAN International, empresa subsidiária da  Samsung Electronics, e estará disponível em todos os novos navios da companhia, incluindo os próximos a serem lançados: o MSC Grandiosa, em 2019, e o MSC Virtuosa, em 2020.

“Havia uma necessidade essencial dos hóspedes a ser atendida, que era encontrar respostas para perguntas comuns de maneira rápida e fácil, permitindo que eles aproveitassem ao máximo suas férias. Pesquisamos as mais recentes tecnologias conectadas e identificamos assistentes de voz e Inteligência Artificial como forma de atender a essa necessidade”, comenta Gianni Onorato, CEO da MSC Cruzeiros. De olho na evolução digital, a empresa já havia investido, em 2017, no MSC for Me, uma plataforma de inovação digital que permite ao hóspede customizar e personalizar a sua experiência.

O design físico da ZOE apresenta áudio avançado, com microfones de grande alcance e um alto-falante de qualidade profissional. Os hóspedes poderão conectar os seus telefones diretamente ao dispositivo por meio de Bluetooth para escutar música, podcasts, etc, diretamente na sua cabine. No futuro, a ZOE poderá oferecer mais personalizações e experiências integradas.

Assistente virtual responde dúvidas dos hóspedes da MSC
Foto: Divulgação

Para garantir que a ZOE responda de forma eficaz a todos os hóspedes, ela foi programada e treinada para responder mais de 800 das perguntas mais frequentes, com milhares de diferentes variantes de cada pergunta. Foram realizados testes nos formatos de conversação, o reconhecimento de fala natural da ZOE e a capacidade de transformar a fala em texto e vice-versa, além de dezenas de outros testes comportamentais, experimentais e de desempenho. Como uma solução de inteligência artificial, a ZOE foi projetada para continuar aprendendo e desenvolvendo suas respostas com base nas interações reais dos hóspedes.

De acordo com a MSC, mesmo que a ZOE atue como assistente pessoal virtual de cruzeiros, ela não é projetada para substituir a interação humana entre tripulação e hóspede, mas sim proporcionar aos hóspedes a flexibilidade de se comunicar e descobrir informações do conforto de suas cabines.

Com sede em Genebra, a MSC Cruzeiros conta com uma frota atual de15 navios. Com um plano de investimento de 13,6 bilhões de euros, a frota será expandida para 29 navios até 2027.

Fotos: Divulgação

 

 

 

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