Escreva para pesquisar

Tags:

Gestão inteligente e acessível para os negócios com solução da SAP

Até um tempo atrás, fazer a gestão de uma empresa com processos inteligentes e integrados era algo possível apenas para as corporações com capacidade de fazer investimentos significativos em ferramentas tecnológicas.

No entanto, com a necessidade urgente de transformação digital, o mercado passou a oferecer soluções acessíveis para melhorar a gestão de empresas de todos os portes e setores.

Um exemplo é o SAP Business One, plataforma de gestão empresarial baseada em nuvem (cloud) que consegue atender desde uma empresa com dois funcionários até companhias com grande número de colaboradores. A solução é uma das grandes apostas da SAP, considerada uma referência em sistemas de Gestão Empresarial (ERP) no mercado.

Dos 400 mil clientes da companhia espalhados pelo mundo, mais de 65 mil estão utilizando a SAP Business One. E a aposta na expansão desta ferramenta no Brasil é grande.

Na entrevista a seguir, o head do SAP Business One, Daniel Cabrera, explica
as funcionalidades e os benefícios desta solução para os negócios.

Apesar das deficiências observadas na gestão dos negócios no Brasil, na sua opinião, as empresas estão investindo mais em tecnologia e em processos inteligentes?

Hoje se fala muito sobre transformação digital, mas não podemos esquecer que ainda falta o conceito de gestão empresarial para uma grande parcela das empresas no Brasil. Estamos falando de deficiências em processos básicos, como recebimento, contas a pagar/receber, fiscal, contábil, fluxo de caixa.

No entanto, uma pesquisa do Gartner indica que 49% das empresas vão fazer alguma melhoria, troca ou aquisição de software de gestão empresarial, o ERP, em 2019. Neste momento, temos um boom deste tipo de solução, porque a tecnologia se tornou muito acessível. O ERP tem um potencial gigantesco justamente porque o nível de maturidade na base da pirâmide é muito baixo.
Há muitas possibilidades a serem exploradas e que podemos ajudar as empresas a fazer essa transformação com o SAP Business One, pagando uma parcela mensal que cabe no bolso.

Esta solução é direcionada para qual perfil de empresa?
O SAP Business One é um software de gestão para empresas em crescimento – que podem ser startups, pequenas, médias ou grandes – que atuam em diferentes setores. A empresa contrata os módulos de acordo com a necessidade e o segmento de atuação. Como exemplo, a Under Armour, a fábrica de motos da BMW, a rede de padarias Dona Dêola, além de startups, clubes de futebol e até empresas do agronegócio utilizam o SAP Business
One.

A grande sacada da SAP foi justamente simplificar o acesso. Temos um case
emblemático em um hotel, onde uma camareira ‘pilota’ o SAP Business One, o
que demonstra o nível de simplicidade que a solução oferece. É como usar um
aplicativo no smartphone, é muito intuitivo e simples.

Quais são os principais módulos e funções do SAP Business One?
A empresa consegue utilizar a solução em muitos processos: recebimento de nota fiscal, estoque, CRM, gestão de pipeline, funil, ordem de compra, fiscal, tesouraria, etc. Os módulos controlam os processos de negócios de ponta a ponta. A empresa usuária também tem acesso a soluções de inteligência artificial e de indústria 4.0. que estão atreladas ao SAP Business One.

Portanto, a solução cuida de toda essa parte que a SAP é especialista, possibilitando que o gestor possa focar no negócio, na satisfação do cliente e no melhor produto ou serviço.

Quais são os benefícios do SAP Business One?
Visibilidade do fluxo de caixa, redução de custos, aumento de produtividade, compliance, risco fiscal e contábil, automação dos processos, entre outros. Além disso, tem a questão da mobilidade, porque dá para acessar a solução pelo celular e tomar decisões em tempo real. Inclusive, já temos cases de integração da solução com Alexa [assistente virtual da Amazon], na qual é possível verificar, por exemplo, a performance das lojas por comando de voz.

O sistema também já incorpora o que as empresas precisam em termos de
segurança e privacidade de dados para que possam estar aptas a cumprir a
nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais que entrará em vigor no
próximo ano.

Quanto tempo demora a implementação?
A implementação ocorre, em média, em 90 dias. Mas temos o case de uma
rede de hamburgueria que implementou em 20 dias.

Como funciona a implementação e que tipo de estrutura tecnológica é
preciso ter?
A empresa contrata o serviço e já está tudo pronto, ou seja, não precisa se
preocupar com infraestrutura, link de dados, etc. É como contratar um pacote
de TV ou de internet. Atuamos por meio de parceiros em todo o Brasil, que
fazem a implementação e dão todo o suporte para os clientes.

Poderia mencionar exemplos de empresas que alcançaram bons
resultados com essa solução?
Temos mais de 6 mil clientes no Brasil usando o SAP Business One em
diferentes setores. A Boven Energia, por exemplo, teve redução de 40% no custo, aumento de produtividade de 70%, além de maior segurança da informação.

Outro exemplo é de uma granja em Minas Gerais, que com inteligência artificial integrada ao SAP Business One, conseguiu reduzir 80% dos custos. Antes de usar a solução, era preciso medicar todos os animais quando apresentavam alguma doença. Agora, pelo som do piar do pintinho, a granja sabe onde está o foco de doença e trata apenas os animais com problemas. Isso foi possível a partir da inteligência de informações que o sistema fornece para a empresa, o que impacta diretamente na qualidade do produto final e beneficia o consumidor.

Um case interessante envolve os distribuidores da Heineken, marca que apresentava um nível de ruptura muito alto em bares e restaurantes. O consumidor não encontrava Heineken e acabava tomando a marca concorrente ou se frustrando. Com o SAP Business One, os distribuidores passaram a fazer o controle do nível de chope nos barris que ficam nos bares. Quando chega a um determinado nível da bebida, automaticamente o sistema abre um pedido para o distribuidor, gerando eficiência operacional, redução de custos, sinergia, estoque equilibrado e previsão de demanda.

Tags

Send this to a friend